Inscrições para o Concurso de Presépios da UFSJ terminam nesta sexta-feira

Contagem regressiva para os interessados em participar do 11º Concurso de Presépios da UFSJ. Isso porque as inscrições para o evento se encerram na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, uma semana antes de as releituras do nascimento do Menino Jesus começarem a ser expostas no Solar da Baronesa.

O concurso acontece desde 2006 e é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade. Segundo a diretora da Divisão de Projetos e Apoio à Comunidade Universitária (Dipac), Telma Resende, a procura de interessados em participar da iniciativa tem sido grande desde o primeiro dia de inscrições, na segunda-feira, 21. E ela inclui residentes em outras cidades.

Importância

Perguntado sobre o objetivo do evento, o pró-reitor de Extensão da UFSJ, Ivan Vasconcelos, disse que “o Concurso de Presépios estimula a manutenção da tradição artístico-religiosa de artesãos do Campo das Vertentes e do Alto Paraopeba, além de Sete Lagoas e Divinópolis. Todos locais onde a universidade possui campi”.

Os presépios dos participantes são avaliados por uma comissão julgadora formada por servidores da instituição e membros da comunidade externa.

Participantes

Durante a exposição, que é aberta ao público, serão avaliadas duas categorias: Presépios Tradicionais e Não Tradicionais. No ano passado, Maria Aparecida da Silva ficou em 1º lugar na Categoria Tradicional e disse que pretende participar novamente em 2016. “Sempre gostei de artesanato. Gosto de criar coisas novas, de mostrar o trabalho, a arte. É muito gratificante”. Além disso, Maria Aparecida, que tem os trabalhos manuais como fonte de renda, afirma que vencer o concurso organizado pela UFSJ deu visibilidade ao seu trabalho e aumentou suas vendas.

Os resultados do Concurso de Presépios 2016 serão divulgados no dia 06 de janeiro do ano que vem e os interessados em participar podem conferir o edital através do link http://bit.ly/1pAfQAA.

Informações Gazeta de São João del Rei