Imagem furtada de N.S. do Rosário volta para Prados depois de 38 anos

Foi em 1980 que bandidos furtaram da Capela do Rosário, em Prados, uma imagem da Santa, atribuída ao Santeiro Manoel João Pereira, datada do final do século XVIII. Na época, apesar dos esforços das autoridades e comunidade, a imagem não foi encontrada.

Mas recentemente, o Ministério Público Federal, através do órgão da Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, vem fazendo um trabalho de recuperação dessas imagens. Investigam catálogos de acervos, leilões e sites, apuram denúncias e encaminham devoluções voluntárias.

E foi num desses leilões que Olinto (IPHAN de Tiradentes) reconheceu a imagem pradense. Após perícias, a comparação com uma fotografia antiga do colecionador Ivacir Lopes (Ratinho), e do reconhecimento feito pelo Sr. Roseni Pinheiro, que foi provedor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Prados por alguns anos, e conhecia bem os detalhes da referida imagem, foi comprovada a origem da peça.

A imagem agora está voltando para casa, para o ceio da comunidade Católica pradense. E esse retorno não poderia passar em branco, uma extensa programação foi preparada para os próximos dias 15 e 16 (sexta e sábado), afim de que a Santa possa ser recebida pelos cristãos pradenses. Confira abaixo:

noticia 01 foto 02

noticia 01 foto 03

Informações Prados Online