IF SUDESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA 5,5 MIL VAGAS

Cartaz processo seletivo 2016- FINAL EM CURVAS

Começam na segunda-feira (21), as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Serão ofertadas 5.500 vagas entre os níveis técnicos (integrado, concomitante/subsequente e subsequente), especialização técnica, graduação e pós-graduação distribuídas entre os oito câmpus do IF Sudeste MG: Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João Del Rei. Em São João del-Rei, a novidade para o próximo ano são os cursos Tecnologia em Recursos Humanos e a Pós-Graduação em Didática e Trabalho Docente que terão abertas as vagas para as primeiras turmas na cidade.  

Como nos anos anteriores, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet de 21 de setembro a 21 de outubro. Os alunos que precisarem de auxílio para realizar as inscrições poderão procurar pessoalmente e coordenação da COPESE em cada um dos câmpus para efetuarem sua inscrição. Em São João del-Rei, dois computadores ficarão disponíveis aos interessados para a realização do cadastro na sede do câmpus na Rua Américo Davim Filho, s/número- bairro Vila São Paulo (ao lado do Parque de Exposições) das 14 às 20 horas. As provas serão aplicadas nos dias 29 de novembro (graduação e pós-graduação) e 6 de dezembro (técnico). Os cursos do IF Sudeste MG são públicos e gratuitos.

Para efetuar a inscrição, é preciso que o candidato, primeiramente, leia os editais que explicam sobre as diversas modalidades de ensino oferecidas e as condições para participação. Na hora da inscrição, o aluno deve ter em mãos o documento original com foto (carteira de identidade, CNH ou passaporte), CPF e conta de e-mail. Ele deve acessar o site copese.ifsudestemg.edu.br e seguir os passos propostos. As taxas de inscrição variam de R$ 25,00 a 100,00, dependendo da modalidade escolhida.Vale lembrar que, os candidatos que solicitaram isenção também deverão fazer sua inscrição. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa em qualquer agência do Banco do Brasil. Os candidatos que conseguiram isenção também precisam gerar o documento. No entanto, devem ficar atentos para que o boleto tenha o valor “R$ 0”.

Vagas e cursos em São João del-Rei

A COPESE do Câmpus São João del-Rei  divulgou essa semana, por meio dos editais de seleção, as vagas que serão ofertadas para o início de 2016.  Ao todo são 430 vagas distribuídas entre cursos técnicos concomitante (pode ser feito ao mesmo tempo que o 3º ano do Ensino Médio) e subsequentes ( para aqueles que já concluíram o Ensino Médio), superiores ( cursos de graduação), Especialização Técnica e Pós-graduação.

A grande novidade esse ano são os cursos: Técnologia em Recursos Humanos (superior) e a Pós-Graduação Latu Sensu“Didática e Trabalho Docente” que estarão sendo oferecidos pela primeira vez na cidade, cada curso com 40 e 30 vagas, respectivamente. Confira abaixo a tabela completa de cursos:

 

Modalidade

 

Cursos

 

Nº de Vagas

 

Turno

 

Duração

Concomitante ao 3º ano do ensino médio ou subsequente presencial

Técnico em Administração

40

Noturno

1 ano e meio

Cursos técnicos subsequentes presenciais

Técnico em Controle Ambiental

40

Noturno

1 ano e meio

Técnico em Enfermagem

40

Noturno

2 anos

Técnico em Informática

40

Noturno

1 ano e meio

Técnico em Segurança do Trabalho

40

Noturno

1 ano e meio

Cursos superiores

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

40*

Noturno

2 anos e meio

Tecnologia em Logística

40*

Noturno

2 anos

Licenciatura em Letras – Português e Espanhol

40*

Noturno

4 anos

Tecnologia em Recursos Humanos

(NOVO)

40*

Noturno

2 anos

Especialização Técnica

Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho/Pós-técnico

40

Noturno

6 meses

Curso Pós-Graduação

Latu Sensu

 

Didática e Trabalho Docente

(NOVO)

30

Noturno

1 ano

(380 horas)

Total de vagas disponíveis

*O número total de vagas está subdivido em 20 (Processo Seletivo) e 20 (SiSu) por meio da nota do Enem

430 vagas

Informações do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais