Idosa é presa tentando receber benefício no lugar de falecida em Barbacena

Duas mulheres, entre elas uma idosa de 65 anos, foram detidas acusadas de tentar fraudar a Previdência Social em Barbacena. O crime foi constatado na tarde de terça-feira (15), na agência do INSS.

Uma funcionária atendeu a aposentada que solicitava a reativação dos benefícios da previdência, tanto por idade, quanto por pensão por morte. Ao consultar o sistema constatou-se que os referidos benefícios estavam cessados, desde o dia 05 de novembro de 2017, pelo sistema de óbitos.

O INSS então consultou o sistema de óbitos do Cartório de Registro Civil e Notas da cidade de Ibertioga, onde a estelionatária reside, e confirmou a morte da titular do benefício. A idosa apresentou um documento falso de identidade, em nome da falecida beneficiária. A suspeita apresentou-se confusa diante dos questionamentos dos servidores da previdência.

Militares lotados em Ibertioga foram até a localidade de Aguada, zona rural da cidade, e conversaram com moradores que confirmaram a morte da beneficiária. A idosa foi identificada pela comunidade como moradora de Ibertioga. Ela alegou que recebeu, de uma segunda envolvida o documento e cartões bancários. Após tentar sacar dinheiro em uma agência bancária de Barbacena, foi orientada a procurar o INSS.

As duas estelionatárias foram presas em flagrante e levadas para a Delegacia de Polícia Civil, que investigará os fatos.

Informações Barbacena Online