Horário de verão começa neste final de semana

Adiantem seus relógios em uma hora! Às 0h deste domingo (16), começa o horário de verão para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal. A alteração segue até o dia 19 de fevereiro de 2017.

Pelo decreto 6.558, a data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro. Já o encerramento ocorre no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção se dá quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia. No Brasil, a medida foi realizada pela primeira vez entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985.

Em 2015, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. Para este ano, o valor estipulado é de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.