Fim da Enquete. Maioria não aprovou Carnaval no Centro. Secretária comentou a votação

Dia 1- Abertura do Carnaval Barroso 2017

Em uma enquete que foi realizada na Fanpage e no site do Barroso EM DIA, a maioria dosasw internautas, 78% reprovaram o Carnaval no Centro da Cidade. Já 22% foram a favor. A pergunta: “Você aprovou o Carnaval no Centro?” foi publicado no site e na Fanpage do Barroso EM DIA às 16h da quarta-feira de cinzas e ficou no ar até às 16h da sexta-feira (3), ou seja, apenas 48h. E os números surpreendem, ao todo, entre site e Facebook foram mais de 900 votos.

aqsw
Foram mais de 700 votos via Facebook

 

 

Apesar de pedir apenas a resposta #sim ou #não, muitos dos internautas aproveitaram para fazer suas criticas e elogios. É o caso do empresário e Fotógrafo Leandro Cerqueira, que optou pelo #não e disse que o trânsito fica prejudicado com o Carnaval no Centro. Assim como Leandro, que investiu em madeirites para reforçar a segurança da sua loja, que por sinal fica perto do Trio-Elétrico, outros comerciantes da parte de baixa, que também tiveram que investir em proteção, também reclamaram do Carnaval no Centro.

Por outro lado, apesar de ter sido a opinião da minoria; 22%, sobrou elogios para o Carnaval no Centro. “Espaço no Centro é muito melhor. Já na Avenida ou você sobe para o som de cima ou simplesmente desce. Já no Centro temos a oportunidade de curtir perto do Point do Açaí, perto do Trailer do Ronaldo, perto do Gambá e ainda perto da Loteria. Ainda é mais fácil esconder das chuvas embaixo das marquises aproveitando o carnaval”, diz Alana Dias que votou na #sim.

Divergências à parte, a pesquisa de opinião popular teve exatos 904 votos entre site e

Votos apenas pelos computadores via site
Votos apenas pelos computadores via site

Facebook. No site, onde só era possível votar pelo computador, ou seja, um voto por IP, foram 210 no total, sendo 130 não e 80 sim. Já na Fanpage, através de comentários, foram 580 não contra 114 sim em uma única postagem. Uma margem total de 78% desaprovando o Carnaval no Centro. “O que não quer dizer que foi um Carnaval ruim. Tirando a chuva que atrapalhou alguns dias, o Carnaval foi muito divertido, aliás, sempre foi em Barroso. O que dá para entender com a Enquete é que o local não é adequado, apenas isso”, relata um dos posts via Facebook.

PREFEITURA

A Secretária de Cultura e Turismo do Município, Renata Nogueira, que esteve à frente do seu primeiro Carnaval como Secretária, fez questão de comentar o resultado da Enquete. “Acho perfeitamente natural e sadio surgirem as opiniões pós-Carnaval. Isto serve para fazermos uma avaliação para 2018. A Secretaria de Turismo e Cultura tentou ao máximo minimizar os transtornos que um evento de vários dias pode causar. A verdade é que o trânsito no centro de nossa cidade, independente de festa, já não é mais o mesmo. Há muito fluxo de veículos sem a quantidade suficiente de locais para estacionar e muito trânsito de pedestres também. Fato que já está sendo avaliado pela atual administração. O povo de Barroso escolheu que o Carnaval fosse no centro e nós o fizemos. Estamos aguardando outros dados sobre o evento para melhor estruturarmos outros eventos que possam vir a acontecer no Centro, incluindo o Carnaval de 2018. Todas as opiniões e sugestões serão analisadas e bem-vindas”, agradece Renata.

NOTA: É um dever do meio de comunicação ouvir e abrir espaço para a opinião pública. E pelo Facebook, diferente dos votos pelo site, as pessoas que votam colocam nome e revelam suas identidades, tornando a enquete ainda mais transparente. Portanto, eis mais uma utilidade pública do Barroso EM DIA para a população barrosense. Reforçando que o resultado da enquete não significa, de forma alguma, a posição do Barroso EM DIA. O meio apenas abre o espaço/questiona para que as pessoas, no caso, os internautas, votem. Para nós a opinião pública tem todo o seu valor.