Facebook vai usar o seu rosto para interagir nas postagens

O Facebook anunciou a compra da Empresa de reconhecimento facial FacioMetrics, para potencialmente utilizar a tecnologia de efeitos de fotos e vídeos para competir com o Snapchat. Segundo o site especializado em tecnologia TechCrunch, a FacioMetrics possui projetos que poderiam ser aproveitados pelo Facebook para permitir que usuários da rede social reajam a posts com suas próprias expressões faciais.

Exercitando a imaginação, pode-se pensar em situações como um sorriso diante de um post ativar o “curtir” (“like”). A rede social poderia, por exemplo, detectar a sua expressão facial ao ler um post e sugerir uma reação (tais como “Haha”, “Uau” ou “Grrr”) com base na expressão do seu rosto enquanto lia o post ou assistia ao vídeo.

A rede social não revelou valores financeiros do acordo para a compra da FacioMetrics, que foi criada em 2015 na Carnegie Mellon University, na Pensilvânia. O uso da FacioMetrics permitirá ao Facebook ou ao Instagram – da mesma Empresa – uma concorrência aos filtros do serviço de mensagens Snapchat, especialmente agora que o Facebook lançou um aplicativo bem parecido, o Flash.

Antes da aquisição, a FacioMetrics já havia criado um aplicativo para Android e iOS chamado IntraFace que era capaz de detectar emoções em tempo real nos rostos dos usuários. Segundo o “Greensburg Tribune Review”, que foi o primeiro a noticiar a compra pelo Facebook, o aplicativo podia ser usado para detectar alunos desatentos ou motoristas sonolentos – exemplo que está, inclusive, no vídeo de demonstração da Empresa no YouTube –, mas foi recentemente removido das lojas de aplicativos do Google e da Apple.

De acordo com o site TechCrunch, essa tecnologia poderia ser utilizada pelo Facebook para criar filtros que reagem a determinadas expressões faciais do usuário. O Snapchat, por exemplo, já possui filtros desse tipo, como os que pedem para que o usuário abra a boca ou levante as sobrancelhas para que um efeito ocorra.

Informações Prados Online