Evento reuniu produtores e empresários em degustação de queijo minas

Aconteceu durante a 11ª Semana do Empreendedorismo de Barroso o evento “Degustação comentada do Queijo Minas Artesanal”, onde se reuniram na segunda-feira (17), na Calx Cervejaria, produtores rurais, empresários e apreciadores do Queijo Minas Artesanal de Barroso e região.

Foi realizada uma palestra com o pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (EPAMIG), Daniel Arantes, que falou sobre o Queijo Minas Artesanal. Logo em seguida, junto com Luiz Paulo Moreira, da Minas Azul, Arte Designer e Coisas Deliciosas, iniciou uma harmonização com o queijo de quatro produtores: Bosquinho de Barroso, Fabrício de Barbacena, Consuelo de Antônio Carlos e Eurico de São João del-Rei e um do Serro do Eduardo José de Melo. A harmonização foi feita com cervejas artesanais Furst cervejaria (Lencastre Pilsen) e Mestre das Poções (Poção do Rubor da Menina), além de vinho e cachaça da Bebidas SB.

Todos os presentes fizeram a degustação dos queijos às cegas e, mais tarde, foi colocado as identificações de cada produtor em seu respectivo Queijo Minas Artesanal, para que os presentes pudessem saber qual deles agradou mais o paladar.

produtores-de-qma-com-empresarios-que-comercializam-queijos-artesanaisO evento aconteceu graças a parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib), que no ano passado promove dentro da Semana do Empreendedorismo um curso sobre Boas práticas de Fabricação e Processamento do Queijo Minas Artesanal. “Esse evento veio pra maior valorização da nossa região Campo das Vertentes, para que os apreciadores se apaixonem cada vez mais pelo Queijo Minas Artesanal e além disso para que nossos produtores rurais conheçam os consumidores e os empresários dando a oportunidade de negociação direta”, comenta Thatiana Garcia, extensionista da Emater-MG.

Segundo Fabrício Vargas, produtor rural e em processo de certificação do Queijo Minas Artesanal, as informações técnicas foram muito importantes e bem repassadas pelo palestrante, o evento em si foi muito proveitoso. “Poder participar de eventos como este além das informações repassadas, tivemos a oportunidade de realmente comparar nossos queijos com os demais produtores, sabor, textura, consistência e aparência. O contato que tivemos com clientes potenciais e empresários que possam colocar nossos queijos no mercado, foi muito importante. Deixo aqui meu agradecimento pelo convite e estou ainda mais motivado a continuar no programa do Queijo Minas Artesanal”, afirma.

Os empresários Aline e Hugo da Ouro Canastra Q’jaria, gostaram muito do evento pois puderam conhecer mais de perto os produtores rurais da região do Campo das Vertentes, e estão ansiosos para poderem comercializar os queijos em Tiradentes.

coordenador-odair-falando-sobre-o-programa-qmaO coordenador regional de Bovinocultura e Queijo Minas Artesanal, Odair José, nos relatou que o evento foi uma oportunidade de colocar no mesmo espaço duas partes importantes na valorização do Queijo Minas Artesanal, que são os produtores e compradores. “Essa interação permitiu, aliado a uma exposição técnica de excelente qualidade, que compradores e produtores pudessem expor suas expectativas e anseios. Eventos como este mostram a importância do nosso Queijo Minas Artesanal Campo das Vertentes. Que venham outros eventos como este”, diz.

 

Informações da Emater de Barroso