Estudantes vão às ruas contra a PEC 241 e a MP 746

Estudantes de Barbacena sairão às ruas nesta quarta-Feira (26) para manifestarem contra a PEC 241 e a MP 746, propostas pelo governo federal e serão votadas pelo congresso. Este é o terceiro ato, que foi proposto pelos estudantes do IF Barbacena. A manifestação está marcada para às 14h na praça dos Andradas, a concentração será às 13h em frente o refeitório do IF, onde sairão em passeata (pela calçada).

O ato terá palco aberto para intervenções artísticas e culturais e as inscrições serão feitas durante o ato.

A página do Evento no Facebook traz o seguinte texto:

“O cidadão brasileiro vem sofrendo uma série de ataques por parte do atual governo através da PEC 241 que congela por 20 anos os gastos com áreas afins como saúde, educação e os direitos duramente conquistados. O Teto de gastos é importante que haja para combater o déficit, mas há diferentes formas de combate, como por exemplo, cortando as regalias dos políticos, cortando as propagandas governamentais e diminuindo os investimentos do BNDES que serve para enriquecer ainda mais os grandes empresários. O movimento não levanta a bandeira de nenhum partido político e nossa pauta é clara. Estamos lutando para defender o seu futuro e de seus filhos, com a PEC 241, pode esquecer-se durante 20 anos de novas universidades federais e institutos federais.

Outro ataque a educação é a MP 746, que tira a obrigatoriedade de disciplinas como Educação Física, Sociologia, Filosofia e artes, além de criar o notório saber, que coloca mesmo quem não tenha formado na área, possam ministrar aulas. Com o notório saber o governo ignora a política de valorização aos professores. Retirando a obrigatoriedade da Educação Física o governo mostra que não se preocupa com o desenvolvimento físico, cognitivo e motor do adolescente. Retirando as outras matérias o governo mostra não querer que os alunos tornem cidadãos críticos. Se você não tem político de estimação e quer um Brasil melhor venha com a gente, nós lutaremos até o final.”

 PEC 241 APROVADA EM SEGUNDO TURNO

Foi aprovada em Segundo Turno, no Plenário da Câmara, na noite dessa terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos.