Um ato de amor para os animais que sofrem com as temperaturas baixas, principalmente  durante o inverno. Em Barbacena, na região Central do Estado, uma ação solidária chama a atenção de quem passa perto da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no centro da cidade. Casinhas de papelão, com direito a tapetinhos foram montadas para animais de rua desde o início de julho.

“Minha mulher trabalha ao lado e, quando vi pela primeira vez, me encantei. Foi uma boa iniciativa”, disse o mecânico Paulo Sérgio Damasceno, de 48 anos.

Nos últimos dias, assim como no restante do Estado, as temperaturas caíram em Barbacena. Nessa quarta-feira (2), segundo o Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas, os termômetros marcaram mínima de 11°C. Já nesta quinta-feira (3), a temperatura mínima chegou a 12°C com sensação térmica de 8°C.

“No fim de semana, uma massa de ar chega a Minas Gerais, o que vai fazer com que a temperatura mínima em Barbacena chega a 6°C”, explicou o meteorologista Heriberto dos Anjos.

A ideia das casinhas de papelão foi uma iniciativa de uma das representantes da Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (ABPA), Vânia Castro, que também é vereadora do município e pertence ao PMDB.

“Todos os anos nós fazemos, mas, antes, colocávamos só o papelão e algumas pessoas destruíam.Neste ano, minha equipe de gabinete e eu resolvemos fazer com materiais mais resistentes e enfeitamos. Este ano está mais frio”, explicou.

Segundo a política, 23 casinhas estão espalhadas pela cidade, e outras 13 já estão prontas para a entrega. A confecção de novos acolhimentos seguem a todo o vapor.

Por meio de nota, a Prefeitura de Barbacena informou que o Código de Posturas do Município proíbe a interrupção das vias públicas, o que não é o caso das casinhas dos animais. Além disso, a administração realiza o monitoramento dos animais em situação de rua através da ABPA.

Para o próximo ano existe uma proposta de criação de um Centro de Controle de Zoonoses, visando atender à região.

O Tempo