DORENSE É DESTAQUE NO ‘EU ATLETA’ DO GLOBO ESPORTE

euatleta_minha_historia_pedro_antes_depois_310px

O dorense Pedro Arruda foi destaque da coluna ‘Eu Atleta’ do site do Globo Esporte. O advogado de 28 anos perdeu 53kg em 11 meses, depois de fazer reeducação alimentar e aderir aos exercícios de crossfit, pilates, musculação e corrida.

Confira a matéria na íntegra: 

Após defender o mestrado, em 2014, o advogado e professor Pedro Arruda, de 28 anos, viu que a beca da faculdade não lhe servia, sendo necessário confeccionar uma especial. Além disso, não conseguia mais calçar os sapatos com facilidade, tinha dificuldades em caminhadas curtas, subir pequenas escadas e a pressão alta batia à porta. Com 1,86m, o mineiro chegou aos 148kg e começou a mudar de hábitos para sair do quadro de obesidade. Em 11 meses de dedicação na dieta regrada, rotina de exercícios físicos e orientação adequada, ele conseguiu perder 53kg.

– Quando vi minha saúde se agravar vi que era hora de dar um basta. Nunca me sentia bem ao me olhar no espelho e sair em fotos. Mesmo sendo professor, me sentia incomodado em estar à frente das turmas da faculdade por conta do meu peso. Busquei apoio profissional, mas no início ninguém acreditou, considerando que já tinha tentado todas as dietas possíveis. Sejam elas as simples e mirabolantes, com ou sem remédios – contou Pedro.

De início, ele procurou cardiologista. No consultório, o médico constatou que a pressão alta era por causa do excesso de peso. Encaminhado para um endocrinologista, ele foi direcionado para a nutricionista. O argumento era de que a situação hormonal estava regular. Pedro iniciou uma  reeducação alimentar e nos primeiros três meses teve pouco sucesso. Por isso, a profissional inseriu a dieta à base de proteína para o advogado “secar”.

euatleta_minha_historia_pedro_mosaico– Foi quando emagreci com total acompanhamento. Em oito meses, perdi 48kg que se somaram aos 5kg da reeducação alimentar. Após a finalização da deita, fiz a transição para uma específica para hipertrofia e definição muscular. Hoje, já ganhei 4,2kg de massa magra e reduzi o percentual de gordura significativamente – frisou Pedro, que atualmente tem 99,2kg.

A mudança na alimentação não foi simples. Antes, Pedro consumia demasiadamente fast food, doces e refrigerantes. Atualmente, o foco dele é no equilíbrio entre alimentação e suplementação. Carboidrato branco, complexo, proteína, oleaginosas, vegetais e saladas. Tudo, é claro, regrado.

– Sou extremamente disciplinado. Quando saio, levo numa marmita mesmo. Líquidos, somente suco integral e águas sem gás. Não tem exceção – explicou.

Deixar o sedentarismo e começar a exercitar também foi uma aventura para o advogado. No início do projeto, ir a academia e fazer 20 minutos de esteira e não ver resultados rápidos era difícil. Para se manter animado, adotou um lema: “Um dia de cada vez”.

– Da caminhada na esteira, passei a correr e, por fim, treinar musculação e crossfit. Quando comecei na corrida ainda estava obeso. Estipulava a meta de correr de um poste ao outro por uns 20 metros. Quando descansava, corria mais um trecho ou então corria devagar na descida. O que eu ouvia de comentários desanimadores, risos irônicos e semblantes expressando meu insucesso eram constantes. Porém, eu voltava e seguia firme nessa luta silenciosa – lembrou.

Dedicado, Pedro vem malhando cinco vezes por semana, acompanhado por professores. Ele faz pilates para melhorar a flexibilidade e postura, corre nos fins de semana e ainda treina crossfit.

– Pode parecer que é muito, mas preparei minha agenda para mudar de vida. Acordo 5h da manhã, vou ao crossfit seguido de musculação, ao trabalho e retorno às 22h30m. Afinal, sou advogado e professor e não vivo para o corpo. É fácil? Não. Mas escolhi isso. Já estou resolvido profissionalmente e precisava dedicar mais tempo para me cuidar – destacou.

Na última semana, o advogado disputou a sua primeira corrida de montanha, no XTerra Estrada Real, que foi realizado em Tiradentes, Minas Gerais. As subidas da prova noturna de 7.5km não foram um problema para ele, que se saiu bem.

– Pensei que nem fosse concluir a prova, mas a experiência foi única. Senti uma grande energia, fui no meu ritmo e ainda consegui fazer um bom tempo. Consegui cumprir o percurso em 1h03m. Foi superação total durante todo o percurso – destacou.

euatleta_minha_historia_pedroAs pessoas próximas, hoje, o observam como referência de determinação. Na família, Pedro foi o primeiro a emagrecer muito sem fazer cirurgias ou usar remédios. O advogado inspira mais de 90 mil seguidores nas redes sociais ao mostrar que é possível sair da obesidade e perder peso com o esforço próprio e orientação médica.

– Eu consigo me olhar no espelho, o que não era possível tempos atrás. Me vejo na melhor forma física que já tive. Não estou perfeito, mas estou evoluindo sempre. Sou aquela pessoa bem humorada que entra em sintonia com um corpo melhor, que não precisa ficar se escondendo.

Pedro deixou uma mensagem às pessoas que lutam contra o sedentarismo e buscam uma vida mais saudável, principalmente através do esporte e da boa alimentação.

– Comecei a dieta numa quarta-feira sem apoio e vim caminhando dia após dia. Não sabemos a força que temos até colocá-la em prática. Procurem por profissionais bem capacitados para que o acompanhem no processo, reúna toda a garra e força de vontade e siga em frente – encerrou.

 

Globo Esporte