Dia Internacional da Animação encerra programação de outubro do Projeto Cultura & Cidadania

Na última sexta-feira (28), o Projeto Cultura & Cidadania encerrou sua programação de outubro com o Dia Internacional da Animação, que trouxe para Barroso a exibição de 13 curtas metragens nacionais e internacionais. O evento, que teve entrada gratuita e aconteceu simultaneamente em mais de 200 cidades do Brasil, atraiu cerca de 130 pessoas para o Teatro Professora Iracema Rocha.

O são-joanense José Eloy Maldos trouxe a esposa, Érika e a filha, Ana Luíza, e todos aprovaram o evento inédito na região. “Foi muito interessante, a gente ver vídeos de outras culturas e também os nossos aqui, nacionais, que também foram muito bons. Aprovado”, declarou. Sua esposa, Érika Coelho Maldos, achou muito divertido e declarou que poderia ser repetido mais vezes e levado também para outras cidades.

dia-38O Dia Internacional da Animação – DIA – é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros e para várias faixas etárias.

 

Oficina de Iluminação Cênica capacitou 15 alunos

Entre os dias 24 e 28 de outubro, o Projeto Cultura & Cidadania ofereceu a Oficina de Iluminação Cênica, que capacitou 15 alunos para criação e montagem de iluminação em espetáculos teatrais. Ministrada por Ricardo Ribeiro, operador de som e luz do SESI – Centro Cultural Yves Alves a oficina, que também foi oferecida gratuitamente, teve uma duração de 30 horas.

O aluno Fabrício Henrique declara que a oficina agregou conhecimentos fundamentais para ele, que já realiza trabalhos de iluminação nos espetáculos da Cia. Fofocas de Teatro. “Além da parte teórica, tivemos a parte prática e montamos a iluminação do teatro, conseguindo melhorar a estrutura do local e podendo trazer espetáculos maiores”, destacou.

iluminacao-88Os alunos aprenderam sobre a montagem da iluminação na teoria e na prática, instalando os equipamentos adquiridos pelo Projeto Cultura & Cidadania e que serão utilizados de agora em diante no Teatro Professora Iracema Rocha.

De acordo com o jornalista Rhonan Moreira Neto, que acompanhou a instalação dos equipamentos, a importância do projeto Cultura & Cidadania é grande não só por proporcionar cultura e entretenimento para a população, mas também por promover melhorias efetivas para o município. “O Teatro não tinha uma estrutura adequada da parte elétrica e de iluminação, então o projeto, além de capacitar os alunos para trabalharem com a iluminação, deixa a melhoria no teatro que beneficiará toda a comunidade. Fica a cultura, mas também fica a infraestrutura adequada e Barroso só ganha com isso”, concluiu.

iluminacao-76

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis, Cia Fofocas de Teatro, Rádio Liberdade FM e Associação Comercial e Industrial de Barroso – ACIB.

 

Mais informações

culturaecidadaniabso.blogspot.com.br

www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso

culturaecidadaniabso@gmail.com

Telefone de contato: 32-98874-5200