Foto: Rádio Liberdade FM

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Bar-roso, Sidney Campos, que também responde pelo setor de Meio Ambiente na Prefeitura, confirmou, através de nota enviada à reportagem do Barroso EM DIA, que a coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (lixo), passará para o período da noite, em caráter experimental.

De acordo com o secretário, a mudança de horário acontecerá a partir do dia 14 de agosto às 18h, uma segunda-feira. Sidney destacou ainda que a decisão segue medidas adotadas por vários municípios que experimentaram e aprovaram a mudança de horário. O secretário ainda lembrou que se trata de uma vantagem também para os próprios trabalhadores que atuam na coleta, uma vez que não precisam enfrentar a tarefa pesada com o sol escaldante do dia, principalmente no verão. Ainda de acordo com Sidney, a mudança também foi influenciada pelo fluxo de trânsito da cidade que passa por conturbações nas principais ruas do município por alguns anos. “O caminhão da coleta acaba causando pequenos pontos de engar-rafamento, principalmente em ruas estreitas”, diz.

Com relação aos dias e horários, Sidney confirmou que os dias irão se manter, com exceção do sábado de manhã, em que não mais haverá coleta, já que que esta acontecerá na noite de sexta-feira. “A coleta que é realizada nos sábados no CENTRO não será mais realizada tendo em vista que a coleta ocorrerá na sexta à noite”, diz parte da nota.

“Vamos ver como se comporta o trânsito e como será a aceitação da população como também o que dirão os funcionários. Precisamos ouvir todos para tomarmos uma decisão com relação ao horário de coleta do lixo à noite. Pedimos a colaboração de toda a população para que coloque seus resíduos para a coleta a partir das 17h, pois desta forma as ruas e seu bairro permanecerão limpos sem a ação dos animais. Quanto ao comércio no CENTRO será necessário o acondicionamento de forma que facilite a coleta dos resíduos. Evite o máximo o acondicionamento em tambores e bombonas”, diz.

Lembrando a todos que a mudança na coleta para Coleta Noturna é um plano para melhoria da manutenção na limpeza das ruas e bairros e também para melhorar a coleta seletiva que está sendo prejudicada na forma atua. Desta a forma a ASCAB terá facilidade em realizar a coleta seletiva.Outras mudanças poderão ocorrer tanto na coleta dos resíduos quanto na coleta seletiva de forma a melhorar a gestão dos serviços públicos.