Já começaram os preparativos para o Carnaval 2018 em Barroso, e dentre as principais informações divulgadas até o momento, os destaques são de que a festa continuará sendo realizada no centro da cidade, assim como no ano passado. Com relação as escolas de samba, a novidade é que somente a Unidos da Ponte participará do desfile.

Boato do cancelamento do carnaval é falso 

WhatsApp Image 2018-01-11 at 11.12.39

Uma notícia que esta circulando nas redes sociais e grupos de WhatsApp, é de que neste ano o carnaval de Barroso seria cancelado. Em resposta ao Barroso EM DIA, a Secretária de Turismo e Cultura, Renata Nogueira, reiterou que assim com em anos anteriores, o boato não procede. Providências para a realização do evento como alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e o lançamento do edital para terceirização do espaço já estão em andamento. A festa deve acontecer entre 8 e 13 de fevereiro.

A abertura com o tradicional desfile do Boi Mamado, concentração dos demais blocos e caminhada álcoológica estão inclusos nos dias de folia. Como apenas a Unidos da Ponte sairá no carnaval, o desfile deverá ser realizado em um única noite, no sábado. A previsão é de que a programação oficial seja divulgada na próxima semana.

Festa continua no Centro

16904822_1422583901094293_3543497569656249209_o

Já sobre o local da festa, Renata confirmou que o carnaval continua no centro da cidade, sendo que durante a campanha política, o atual Prefeito Reinaldo Fonseca (PSDB), afirmou várias vezes que assumindo a Prefeitura, o povo iria escolher o local da folia.

Em 2017, uma enquete promovida foi disponibilizada para que a população escolhesse onde a festa aconteceria. Após o fim da votação foi revelado que 424 pessoas escolheram o retorno da festividade ao centro e 381 optaram pela permanência na rodoviária. No total foram 805 votos.

“Assim, ao assumirmos a Prefeitura, fizemos uma consulta a população sobre qual seria o local do Carnaval em Barroso, através da enquete num site que ficou disponível durante muitos dias para as pessoas votarem e escolherem o local. Todos, sem exceção, puderam votar e manifestar sua opinião. Aliás, achávamos que teríamos uma votação estrondosa, tendo em vista a repercussão na época nas mídias sociais. Enfim, a população escolheu, então está escolhido, não há porque mudar. Vamos continuar cumprindo a vontade do povo. Estamos nos organizando para minimizar todos os problemas que possam ocorrer. É um esforço coletivo de toda Prefeitura, Polícia Militar, Barraqueiros, Escolas de Samba e também dos Blocos. Todos temos que nos unir para termos um Carnaval agradável, de paz e de muita alegria. Não é a administração que faz a festa, é o povo, cada um de nós. E se gostamos tanto de Barroso e também do Carnaval, temos que cuidar da cidade juntos, para que as pessoas daqui e as de fora tenham uma impressão super positiva de nós e da cidade” declara Renata .

Maioria não aprovou Carnaval no Centro 

Em uma enquete que foi realizada na Fanpage e no site do Barroso EM DIA em 2017, a maioria dos aswinternautas, 78%, reprovaram o Carnaval no Centro da Cidade. Já 22% foram a favor. A pergunta: “Você aprovou o Carnaval no Centro?” foi publicada no site e na Fanpage do Barroso EM DIA às 16h da quarta-feira de cinzas e ficou no ar até às 16h da sexta-feira (3), ou seja, apenas 48h. E os números surpreenderam. Ao todo, entre site e Facebook foram mais de 900 votos. Para mais detalhes clique aqui.

aqsw

Foram mais de 700 votos via Facebook

 

 

 

Santa Maria e Avenida fora do carnaval

16903325_1423223031030380_28909992043375935_o

Em uma reunião entre os representantes das Escolas de Samba  e a Secretaria de Turismo e Cultura, a Unidos da Ponte foi a única a confirmar sua participação no carnaval. O Santa Maria não irá desfilar devido a uma troca de diretoria, e com isso não terá tempo hábil para organizar o cortejo. Já a Unidos da Avenida informou que não desfilará este ano por questões financeiras. As duas escolas irão apresentar um documento na Secretaria para oficializar a desistência.

Em contato com o representante da Unidos da Ponte, Luciel Moraes, o mesmo afirmou que os preparativos para o desfile, como a gravação do samba-enredo, já estão em fase de produção. Neste ano o tema será os 10 anos de história da própria escola. O valor da subvenção será de R$ 10 mil.