Barbacena, em seu mês de aniversário, vai receber uma série de atrações, movimentando vários pontos do município. Uma delas é a 2ª edição do Loucomotiva Blues & Jazz Festival, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, sempre a partir das 21h, no Campo do Grêmio da Colônia Rodrigo Silva, com o apoio da Prefeitura.

Músicos de renome nacional estarão presentes no evento: no dia 11 (sexta-feira), tem Rodrigo Nézio, Jefferson Gonçalves e Gabriela Pepino; no dia 12 (sábado), Tânia Azze, Lúdica Música e Falcatrua se apresentam; e, fechando o festival, no domingo (13), Refinaria, João Bosco e uma banda local, definida por votação popular.

Neste ano, além de celebrar os 226 anos da cidade, haverá uma homenagem a Jamesetta, mais conhecida como Etta James. Nascida em Los Angeles, 25 de janeiro de 1938, Etta foi cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel. Ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos pela revista Rolling Stone, sendo a 3ª mulher mais bem colocada.