Barroso vence primeira edição da Copa Vertentes de Gastronomia

Foto e informações: PMB

A cidade de São João del-Rei recebeu, no final de semana, a primeira edição da Copa Vertentes de Gastronomia.

O evento, realizado no CRAS Matosinhos, antigo Lar Solidário, contou com a exposição de pratos típicos das cidades que compõem a Trilha dos Inconfidentes, entre elas, Barroso, que foi a grande campeã, com o doce de tomate, escolhido pelos jurados como melhor, entre doces e salgados. E o melhor de tudo: o prato foi elaborado dentro do projeto Socializando Sabores, da Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como objetivo a geração de renda e o apoio da Emater.

Renata Nogueira, Secretária de Cultura, explica que Barroso, assim como as outras cidades, se inscreveu com dois pratos, um doce e um salgado e foi uma satisfação ter o vencedor entre todos os concorrentes. “Levamos nosso Chico Paio e o Doce de Tomate e concorremos com outros pratos desenvolvidos e já comercializados até por restaurantes. Foi uma alegria muito grande ver o fruto de um trabalho social de geração de renda superar tantos pratos de destaque. O Chico Paio também foi muito apreciado e elogiado pelos visitantes. Deixo aqui os parabéns às nossas habilidosas culinaristas, Quélia e Lúcia com o Chico Paio e Claudinéia e Eliane com o Doce de Tomate pela dedicação, confiança na vitória e por nos ajudar a divulgar as coisas boas que Barroso tem. Agradeço o Rafael da Ar-Verde Paisagismo pelo apoio na decoração de nosso estande, declara a Secretária.”

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social de Barroso, Ariane Figueiredo, essa

Barroso campeã
Barroso campeã

vitória é fruto de um trabalho que integra não apenas a gastronomia, mas principalmente a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. “A participação de nossas usuárias na Copa Vertentes de Gastronomia é um marco muito importante para o trabalho social no município, pois coloca no centro das atenções o sucesso e o empoderamento de mulheres simples, mas muito guerreiras, com vontade de trabalhar e consolida um trabalho de geração de renda do CRAS, jamais visto anteriormente. Vivenciar esses três dias da Copa, onde Claudinéia e Eliane apresentaram o doce, puderam vender, concorreram e venceram como melhor prato do evento foi algo maravilhoso, mágico até, pois foi possível reconhecer a força de um trabalho que respeita as pessoas, que agrega sentido à vida das famílias a partir da oportunidade. Nosso trabalho ganha sentido quando o reconhecimento e o sucesso dos usuários ganha espaço e esta vitória trouxe ainda mais garra, mais coragem para toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, que com certeza ainda tem muito mais a propor a comunidade e a realizar por Barroso, declara a Secretária Ariane Figueiredo”.

Segundo Rosequele Américo, profissional responsável pelo acompanhamento dos Projetos de Geração de Renda no CRAS, “gerar renda é algo essencial e importante para desenvolver o potencial do ser humano. Tenho em mim todos os sonhos do mundo, o Socializando Sabores nos despertou esperança  e amor ao próximo, não fizemos por nós, auxiliamos nossas meninas a acreditar em si mesmas, e com fé e muito trabalho vamos seguindo, pois mais tesouros teremos pela frente. ”

Já Tatiana Garcia, Extensionista da Emater acredita que a parceria entre os setores foi à chave para o sucesso deste trabalho, que apresentou uma receita nova, original e com um sabor diferenciado.

Claudinéia e Eliane continuarão a ser acompanhadas pelo CRAS, com possibilidades de apresentar a toda a comunidade este trabalho importante que vem sendo realizado com muita dedicação pelo setor e que com certeza abrirá as portas para novas iniciativas.

PMB