Barroso sedia evento em comemoração ao Dia Internacional da Luta Antimanicomial

Na próxima sexta-feira(18), Barroso será sede do evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que vai reunir os profissionais, autoridades e usuários do programa de saúde mental, Bem Viver, que existe desde 2002 e abrange 15 municípios da região do Campo das Vertentes. O tema do encontro será: “Somos todos loucos… Uns pelos outros”.

O programa visa à melhoria da qualidade de vida da pessoa com transtorno mental, evitando, assim, o agravamento da doença. O Bem Viver foi implantado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes – CISVER e os municípios de Barroso, Coronel Xavier Chaves, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Tiago, Prados, Nazareno, Tiradentes, Ritápolis e Ibituruna.

A data do dia 18 de maio é comemorada no país como uma conquista por profissionais da saúde contrários ao tratamento desumano a usuários do sistema de saúde mental. O movimento antimanicomial ganhou força em Bauru-SP, em 1987, com o primeiro manifesto público reivindicando a extinção dos manicômios, durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Cartaz1805 - Cópia