BARROSO EM DIA ENTRA NA ONDA DO QR CODE. ENTENDA!

O Barroso EM DIA dá mais um passo rumo a informatização da notícia. A partir deste sábado (25), quando será lançada a edição de número 143 do jornal impresso, o leitor terá mais uma novidade.

Se trata do Código QR , uma sigla em inglês para Quick Response. “É um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera e aplicativo próprio. Esse código é convertido em texto no endereço URI, que facilita a leitura via internet”, descreve o editor-chefe Bruno Ferreira.

Ou seja, no final de algumas matérias no jornal impresso, os leitores poderão, através dos seus celulares com aplicativos próprios, “fotografar” o código e automaticamente abrir a matéria no seu celular e até compartilhar com outros internautas.

“Por exemplo: você viu uma matéria no jornal e quer que um amigo seu em outro lugar leia essa matéria, você pode escanear via aplicativo e enviar para ele”, explica o editor que acrescenta que é mais uma forma de facilitar e estimular a leitura. “Com a tecnologia cada vez mais presente, é nossa obrigação acompanhar as evoluções tecnológicas e abrir este espaço para nosso leitor estimulando ainda mais a leitura”, diz.

Portanto, se você quiser compartilhar ou ler cada matéria do jornal impresso também no seu celular, basta baixar o aplicativo de leitor de código QR. Alguns aplicativos que você pode baixar de graça na sua loja virtual: Barcode Scanner, QR Code Reader, QR Doid e etc. Baixando o aplicativo, basta acioná-lo sobre o código no jornal impresso, que abrirá no seu celular a página da matéria no Barroso EM DIA.

Faça um teste. Baixe um dos aplicativos e direcione ele para a imagem abaixo. Vai abrir no seu celular o link da matéria que você poderá compartilhar com cada pessoa que você deseja. Lembrando que  é um código para ler os jornais impressos, ou seja, abaixo se trata de apenas um teste. No próximo sábado você pode usar seu aplicativo e enviar a matéria para quem quiser.

ASD