Barbacena será mais uma vez sede de etapa microrregional do JEMG 2018

Como em anos anteriores, no primeiro semestre acontecem os Jogos Escolares de Minas Gerais, dividido em quatro fases, municipal, microrregional, regional e estadual. Cada município deve organizar a fase inicial e indicar os classificados para o certame microrregional. A cidade de Barbacena, por intermédio da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo, está organizando os jogos municipais para o mês de abril e também já se prepara para receber os atletas de cidades vizinhas na fase microrregional que está marcada para 21 a 27 de maio.

Nesta etapa, além de Barbacena, entram as cidades de Barroso, Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Andrelândia, Antônio Carlos, Aracitaba, Bias Fortes, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Mercês, Oliveira Fortes, Paiva, Piedade do Rio Grande, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, São Vicente de Minas e Senhora dos Remédios.

direct

O sediamento da etapa microrregional é uma parceria entre a Prefeitura de Barbacena e a Superintendência Regional de Ensino que foram responsáveis por inscrever a cidade para ser sede da competição.

De acordo com o subsecretário Cleb Braz, o sediamento é importante pois fomenta economicamente o município e a cidade que sedia os jogos tem um acréscimo de até 35% na captação do ICMS Esportivo.

Para Maria Tereza Fortes, Superintendente Regional de Ensino, o JEMG oportuniza aos alunos o resgate dos valores olímpicos: amizade, excelência e respeito. Tem como proposta a valorização da prática escolar e, principalmente a promoção da construção de uma cidadania plena dos estudantes. Os pontos relevantes são a diminuição da evasão escolar e possibilidade de revelar novos atletas. Nesse sentido, as redes estadual e municipal se unem para proporcionar a todos os envolvidos no JEMG e à sociedade, práticas esportivas capazes de transformar e inspirar a juventude.

Podem participar do Jemg 2018 alunos-atletas de escolas públicas e particulares, de 12 a 17 anos, que serão divididos em dois módulos. O Módulo I envolve adolescentes de 12 a 14 anos, e o Módulo II, de 15 a 17. As disputas acontecem no basquete, futsal, handbol, vôlei e xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional.

De acordo com o comitê organizador no Estado, na última edição, em 2017, 97% dos municípios mineiros se inscreveram na competição, totalizando 830 dos 853 municípios do estado. A expectativa é que o número aumente ainda mais em 2018. Os Jogos Escolares indicam os representantes do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Barroso é campeão nos Jogos Escolares 2017

20171126_224037

O time de futebol de salão da Escola Estadual Francisco Antônio Pires, o FAPI, venceu, em Brasília, os Jogos Escolares da Juventude 2017.

O FAPI construiu uma trajetória de sucesso desde as etapas microrregional, regional e estadual do JEMG até chegar a etapa nacional. Túlio, Matheus, André e companhia entraram para a história ao vencer pela terceira divisão os Jogos Escolares.

Autoridades, alunos e população em geral receberam os campeões no trevo da cidade em uma carreata que percorreu todo o centro.

Informações Barbacena Online