Começa na sexta-feira, 1º de setembro, a etapa final da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), competição que reunirá em Barbacena, na sede do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, 180 estudantes de todo o país, que se classificaram após a disputa virtual. Competição científica de âmbito nacional, a Obap é destinada a estudantes de cursos técnicos em agropecuária e áreas afins. A abertura oficial do evento está marcada para 19h30, no Auditório I do Prédio Sede do Campus Barbacena (Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 – Bairro São José).

A olimpíada busca estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e estimulando cooperação e integração entre eles, ao colocá-los em situações desafiadoras e que testam os conhecimentos adquiridos.

No sábado, dia 2, os estudantes que compõem as 60 equipes realizam as atividades propostas. Durante a manhã, no Prédio Sede do Campus Barbacena, serão aplicados os testes teóricos. Cada aluno terá 3h30 para responder as questões. No período da tarde, ocorrem as provas práticas por equipe, que envolvem atividades de agrimensura e identificação de solos.

O evento encerra-se na manhã do domingo (3), quando ocorrerá a cerimônia de premiação e a entrega das medalhas e troféus às equipes campeãs. Os melhores competidores da Obap são convocados para participar da seletiva brasileira da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), que, em 2018, será realizada na Tailândia.

A competição

Promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é realizada desde 2011. A competição consiste em duas fases: a primeira virtual e a segunda presencial. A primeira etapa aconteceu entre os dias 1 e 3 de agosto, quando os competidores tinham que responder, em uma hora, 40 questões de múltipla escolha. Já na segunda fase participam as equipes classificadas na etapa virtual.

Na edição deste ano, foram inscritas 635 equipes, totalizando quase 2 mil alunos. A olimpíada conta com a participação de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais representando todos os estados do Brasil.

Em 2016, a fase presencial foi realizada em Uberlândia, na sede do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Desde então, o evento, que antes era sediado apenas pelo Instituto Federal do Sul de Minas, passou a ser itinerante. Neste ano, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena é o anfitrião.

Informações Barbacena Online