Semana de concientização sobre riscos no trânsito

Diversos órgãos em Barbacena estão envolvidos com as comemorações da Semana Nacional do Trânsito, que começou em todo o país no dia 18 de setembro. Com o tema “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro”, as atividades se estendem até sábado (24). Estão envolvidos, além de pedestres e motoristas, alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. A Semana tem o objetivo de conscientizar a população na redução da violência no trânsito. Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de 100 pessoas morrem todos os dias em acidentes de trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito, prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Balanço

Em 2015, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil apresentou uma taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes – quarto pior desempenho do continente. Por isso, apesar dos avanços na legislação e na regulamentação, essa problemática continua sendo alvo dos esforços do governo federal.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização nas estradas em todo o País, em 2015 foram registrados 122.186 acidentes, com 90.278 feridos e 6.870 mortes.
De janeiro a junho de 2016, foram registrados 3.166 óbitos. Uma queda de 6,77% comparada ao mesmo período de 2015. Com 48.658 acidentes totalizados no primeiro semestre do ano, houve uma redução de 31% das ocorrências, em relação ao ano passado, quando a PRF contabilizou 71.544.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 (quarta-feira)
14h às 15h – Blitz educativa em frente ao Colégio Imaculada, com a presença da Polícia Militar de Minas Gerais, Agentes de Trânsito da Sutram, equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e crianças da escola que distribuirão cartas redigidas para os condutores.
13h – Palestra na Escola Estadual Pio XI, ministrada pela Gerente de Educação para o Trânsito da Sutram, Maria de Lourdes Garcia Pinheiro Mello.

Dia 22 (quinta-feira)
10h às 11h – Blitz educativa em frente ao Sesi, com a presença da Polícia Militar de Minas Gerais, Agentes de Trânsito da Sutram, equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e crianças da escola que distribuirão cartas redigidas para os condutores.
Palestra na E.M Embaixador Martim Francisco (CAIC), ministrada pelo Tenente PM Loschi.
Palestra na Escola Estadual Dr. Teobaldo Tolendal, ministrada pela Gerente de Educação para o Trânsito da Sutram, Maria de Lourdes Garcia Pinheiro Mello.
Palestra na E.M. Cel. José Máximo (Pombal), pela Técnica em Educação Maria Solange Lucindo Magno.

Dia 23 (sexta-feira)
14h às 15h – Blitz educativa na Avenida Governador Bias Fortes.
Palestra na E.M Higino José Ferreira (Corrêa de Almeida), pela Técnica em Educação Maria Solange Lucindo Magno.

Dia 24 (sábado)
8h às 12h – Blitz educativa com a presença da Polícia Militar de Minas Gerais, Agentes de Trânsito da Sutram, Equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e crianças das escolas do município na Praça dos Andradas. Haverá exposição da transitolândia itinerante para visitação das crianças. A 13ª CIA-IND-MAT estará presente com stand e terá apresentação da banda de Corrêa de Almeida.

Informações Barbacena Online