A Fundação Hemominas em São João del Rei, assim como em toda a rede do estado, está com déficit de doações, principalmente dos tipos sanguíneos O-, O+ e A-, que estão 40% abaixo do ideal.

É comum nesse período do ano o número de doadores diminuir, normalmente em decorrência das festas de fim de ano e do período de férias.

Apesar da necessidade da doação dos tipos que estão em defasagem seja maior, a doação de qualquer tipo de sangue é muito importante.

Uma doação, onde são recolhidos 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas.

Os interessados em doar devem procurar a Hemominas de segunda à sexta-feira de 7h30 às 11h30 ou agendar pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou através do número 155. Os doadores agendados têm prioridade no atendimento.

Em São João del Rei a sede fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, no bairro Segredo.

Para fazer a doação o candidato deve estar bem de saúde, não ter contraído hepatite após os 11 anos, pesar acima de 50 Kg e não praticar comportamentos de risco.

As doações não causam prejuízos à saúde do doador, são feitas com materiais descartáveis e seguros. Após o procedimento o organismo leva 24h para repor o que foi captado.

Informações Rádio São João del Rei