Apenas cerca de 500 pessoas vacinaram no chamado Dia D de vacinação contra a gripe

Foto: Prefeitura Municipal de Barroso

Foi realizado no último dia 12/05, o Dia D de vacinação contra a gripe, porém, infelizmente, a procura foi pequena, sendo vacinadas apenas 545 pessoas.

Assim, a Coordenação de Atenção Básica no município, alerta sobre a necessidade das gestantes, mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a 5 anos, indivíduos com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica, professores e profissionais da saúde em tomar a vacina.

O Coordenador de Atenção Básica, Rafael Sann enfatiza que, quem tomou a vacina ano passado, precisa tomá-la novamente este ano, pois a vacina é  diferente do ano anterior e a ação contra a gripe não é prolongada, diferentemente do que acontece com outras vacinas. A proteção leva duas semanas para funcionar e dura cerca de 9 meses.

Taciany Oliveira, coordenadora e responsável técnica pela imunização do município, esclarece que a vacina não causa gripe. “É um vírus morto que está lá dentro, então é impossível ele provocar a doença. São raras as reações, como  desconforto no local da aplicação, dor de cabeça e mal-estar nos primeiros dias.” Taciany também deixa claro que pessoas com sintomas fortes de gripe, como forte febre, dor no corpo e com grande fadiga, devem esperar melhorar para tomar a vacina, porém, se estiver apenas espirrando e com coriza, como ocorre durante um resfriado simples, não há nenhuma contraindicação.

A secretária de Saúde, Sandra Dutra. destaca a importância da vacinação. lembrando que o vírus da gripe está relacionado com outras doenças graves, como pneumonia e doenças cardíacas, que levam a quadro de hospitalização e até a morte. Além do cunho epidemiológico, pois um indivíduo vacina interrompe a transmissão.

A campanha de vacinação vai até dia 01 de junho, e temos vacinas em todos PSFs do município.

Informações e foto: PMB