APAB promove campanha “Outubro Rosa Pets”

No clima do Outubro Rosa, a Associação Protetora dos animais de Barroso (APAB) lança a campanha “Outubro Rosa Pets”, com o objetivo de informar a população sobre os tumores mamários que acometem cadelas e gatas.

Durante este mês, a APAB estará disponibilizando em sua página oficial no Facebook, vídeos, imagens e links que orientem toda a população sobre a doença  que acomete as fêmeas destas espécies.

Os felinos apontam para uma probabilidade de malignidade de 80% a 90%, enquanto os cães trazem a probabilidade de 50% a 60%, de desenvolverem tumores. Assim como nos humanos, é muito raro que os machos tenham esse tipo de câncer.

De acordo com a Associação, o uso de meios contraceptivos, comumente utilizadas em cadelas e gatas não castradas, aumenta muito a chance de ter esse tipo de doença. Portanto, a melhor forma para a prevenção é realizar a castração o mais cedo possível, que quando feita antes do primeiro cio, cai para 0,5% à chance de ter tumores de mama. O indicado é fazer até o terceiro cio.

“Leve seus animais regularmente ao Médico Veterinário e esteja sempre observando o aparecimento de nódulos nas mamas dos animais, pois quanto antes o problema for diagnosticado mais chances de recuperação o animal tem” orienta a APAB.