A MAGIA DO TEATRO ESTÁ DE VOLTA!

Pode agendar aí: de 15 a 31 outubro a cidade vai viver mais uma edição do FESTEBARROSO, aliás, a sexta edição do evento que começou em 2010 na Bahall e este ano vai homenagear o ator Carlos Nunes, que será mestre de Cerimônia.

_MG_3357
Orlando se emocionou com a apresentação de mais um FESTEBARROSO

No começo da tarde da terça-feira (6), a Mbyá, através dos organizadores Orlando Orube e Renata Duarte Dutra, em parceira com a Prefeitura Municipal e a patrocinadora LafargeHolcim, anunciou em uma coletiva de imprensa as atrações da edição 2015.

Segundo os organizadores, serão 12 peças teatrais no prazo de 16 dias e cerca de 5 mil expectadores são esperados no Festival. O evento acontecerá mais uma vez no Auditório Professora Iracema Rocha, antigo FAPI, que por sinal, vai se tornar oficialmente Teatro Municipal Professora Iracema Rocha (o executivo deu entrada nesta segunda-feira (5), em um Projeto de Lei na Câmara Municipal, nomeando o espaço). Iracema, que faleceu em agosto deste ano, também deve ser homenageada nesta edição.

“Estamos esperando a aprovação da Lei, e tão logo seja aprovada, estaremos homenageando uma das grandes professoras desta cidade, nossa querida Iracema Rocha”, diz Elaine Brandão, Secretária de Cultura.

_MG_3356
Renata, Orlando, Adriana, assessora da Expansão LafargeHolcim, e Elaine Brandão

O evento que tem apoio da Secretaria vai seguir os mesmos moldes dos anos anteriores, ou seja, a troca de caixinhas de leite por entradas. O processo de troca começa no próximo 13 e vai até dia 16, no hall da Secretaria, no antigo FAPI, de 15h às 19h. Cada pessoa poderá trocar no máximo seis ingressos por peça. A grande novidade serão os assentos marcados, ou seja, os ingressos serão numerados e até o início da peça, o expectador tem seu lugar garantido. “É bom deixar claro que todos aqueles que trocaram seus ingressos, numerados, não poderão atrasar. Se chegarem cinco minutos depois do início da peça não terão seus lugares, ou seja, repito, mesmo que troque antecipadamente, com a numeração em mãos, o cidadão não poderá atrasar. Ter o ingresso com número não significa que a pessoa pode chegar a hora que quiser, o ingresso vale até o início da peça”, diz Renata. A capacidade do Teatro será limitada a 450 pessoas por espetáculo, sem exceção.

As filas e cadeiras numeradas foram alvo de críticas do colunista Paulo Terra, na coluna Megafone, do jornal impresso Barroso EM DIA. Outro item criticado e que também sofrerá mudanças, está relacionado a iluminação nas escadas. Segundo Elaine, melhorias estão sendo providenciadas pela Prefeitura.

A abertura acontecerá na Praça Salvador da Silva, às 20h, com o Grupo Galpão, De Tempos Somos – Um Sarau do Grupo Galpão, sucesso de público em Belo Horizonte e no Brasil. Outro destaque da programação, além de Carlos Nunes, que apresentará duas peças, será a noite de encerramento que terá “uma festa de gala” com o musical Concerto, espetáculo de BH.

O FESTEBARROSO 2015 está “avaliado” em R$330 mil, 20% a menos que no ano passado, quando foram investidos cerca de R$410 mil. O evento é realizado pela Mbyá, com patrocínio da LafargeHolcim, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

FESTEBARROSO NÚMEROS

Ao longo dos últimos anos o FESTEBARROSO levou cerca de 30 mil pessoas ao Teatro, exibiu 88 peças e arrecadou 16 mil litros de leite e duas toneladas e 300 gramas de alimentos.

Entidades filantrópicas da cidade e região já foram beneficiadas pelo evento que se tornou um dos maiores festivais de teatro do interior de Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO

5b flyer 21x112

Para saber mais sobre o FESTIVAL acesse o Blog, Clique aqui!