Compartilhe:

LIXOS EM TERRENOS: UM VELHO PROBLEMA

IMG_1255

Em Dores de Campos, ao passar por lotes vazios, é comum ver lixo acumulado e mato alto. Muitas vezes, esses problemas trazem consequências mais graves, como é o caso de lixos espalhados em terrenos que, além de deixar uma aparência negativa, propiciam a proliferação de pragas, como ratos e baratas.

Isso é o que acontece há anos ao lado da casa da Maria Inácia, 60 anos, moradora da Rua Otiófilo Silva, que possui como vizinho um terreno em pés-simas condições. A senhora mora no local há 30 anos e conta que seu marido teve que construir um muro para evitar a entrada de bichos. “Outro dia, tomando banho, um lagarto entrou na minha cozinha”, diz.

No entanto, esta questão não acontece apenas próximo à casa da Dona Maria, mas em várias partes da cidade. Na Rua Valdemar Santiago, perto do Centro Educacional Wanderley Arruda, a moradora Simone Graçano, que vive no local há quatro anos, afirma que o terreno ao lado da sua residência atrai muitas cobras e aranhas. “No ano passado minha cachorra matou seis cobras”, afirma Simone que também vê pessoas jogando lixo no local, atraindo mau cheiro. “Até resto de couro estão jogando no chão”, conta. A maioria dos moradores que sofre com a situação, não sabe quem é o dono do terreno vizinho, tendo que reclamar na Prefeitura Municipal. “O lote é de gente de fora que a gente não co-nhece”, conclui Maria Inácia, que já foi no executivo falar sobre o problema.

Resposta do município 

Segundo o Procurador Geral do Município, Luciano Mayrink, a questão dos lotes mal cuidados tem penalidades dispostas no Código de Posturas e Sanitário do Município, trata-se da Lei Municipal 1060, de 09 de outubro de 2006. No entanto, ele afirma que este código de posturas jamais foi e não tem sido aplicado, mas que a intenção é aplicá-lo rapidamente. “Não aplicamos ainda devido às péssimas condições em que encontramos a Prefeitura”, finaliza

 

 

A ETERNA DISCUSSÃO DA ÁGUA 

IMG_1293O Prefeito Toninho do Ninico (DEM) está tendo múltiplas funções na Prefeitura há algum tempo por causa da falta d’água, um velho e conhecido problema de Dores de Campos. Além de chefe do executivo, ele está usando seu conhecimento como pedreiro, desde 1978, para ajudar a resolver pessoalmente a questão, colocando literalmente a “mão na massa”. “Eu senti a necessidade de sair um pouco da Prefeitura e ver de perto o problema”, afirma.

Em alguns pontos da cidade o Prefeito já conseguiu resolver o problema. Vários canos foram substituídos, inclusive com algumas ligações sendo isoladas e substituídas por novas e registros sendo trocados. “Na maioria das casas os registros usados são de gaveta, mas existe o registro próprio de pena d’água que vai voltar a ser usado para a água ficar pressionada no cano mestre e cair ao mesmo tempo em todos os lugares”, afirma.

No entanto, a falta de água persiste em alguns bairros da cidade, como no Catete onde o problema ainda não foi resolvido em várias casas. É o caso da moradora Eva Maria Alves da Silva, que está sofrendo com a falta d’água e em determinados dias fica com sua caixa quase vazia. “Está caindo pouquinha água de madrugada, mas hoje nem caiu”, conta.

O Prefeito afirmou que está tentando resolver o problema. Uma de suas obras no bairro foi a mudança no abastecimento. “Antes as casas eram abastecidas pelo poço artesiano da COHAB, agora já tem água vindo do tratamento d’água”, cita Toninho, que já trocou alguns encanamentos do local.

Mudança na água

O Prefeito, em entrevista ao Portal Dores de Campos, destacou que haverá uma empresa para cuidar da distribuição da água. “No meu governo, Dores de Campos não terá a Copasa, mas vamos criar uma empresa municipal para cuidar da água e principalmente da sua distribuição. Iremos instalar os hidrômetros em todas as casas para controlar o consumo”, destaca Toninho que continuará fiscalizando pessoalmente as obras.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.