Compartilhe:

O governo do Estado promoveu uma reestruturação no ensino médio em Minas, que terá sua carga horária ampliada, a partir de 2014. As aulas terão início às 7hs e término às 12h30. Ano passado, o período encerrava-se às 11h30.  Por essa razão, há necessidade de uma adequação no turno da tarde. Ao invés das 12h30, como ocorria, o período vai começar às 13h com término às 17h20. A mudança atinge a rede pública estadual e municipal. “Esta alteração no horário da tarde foi preciso por vários motivos: os alunos tanto da rede estadual quanto da municipal utilizam o mesmo transporte escolar; tem professores que atuam na rede estadual e na municipal, e, também, porque as escolas precisam de um intervalo para se prepararem para a troca de turnos.”, justificou Jacqueline das Mercês Silva Pinto, secretária de Educação da Prefeitura de Barroso. “As aulas do ensino fundamental no turno da manhã, entretanto, permanecem das 7h às 11h30.”, ressaltou. A alteração foi resultado de uma reunião entre diretores das escolas estaduais e municipais, ano passado.

Segundo a secretária, ao término do ano letivo de 2013, os diretores das escolas municipais informaram aos pais dos estudantes a mudança no horário. “Acredito que isso tenha ocorrido também com a rede estadual. Mas, agora, em janeiro, estaremos dando uma maior divulgação.”, assegurou. 

De acordo com Jacqueline Silva, o calendário escolar para 2014 também sofreu alteração com a antecipação das férias de julho. “Este ano o Brasil está sediando a Copa do Mundo. E, por determinação da FIFA, o país que sedia este evento deve fazer o recesso escolar no período de realização dos jogos. Assim, as férias que acontecem normalmente em julho serão antecipadas para 11 de junho com término em 10 de julho.”, explicou. 

A secretária também informou que o ano letivo na rede municipal de ensino terá início em 31 de janeiro, e nas escolas estaduais em 3 de fevereiro.   

 

Com informações do repórter Antônio Marcos, Blog Girando com a Notícia

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.