Compartilhe:

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, 14 de Novembro, mas a Associação de Portadores de Diabetes de Barroso programa para dia 23 de novembro às 8h na Praça Sant´Ana, uma ação em conjunta com a  Secretaria Municipal de Saúde, dentro da Campanha Novembro Azul.

A campanha de conscientização sobre a doença, através das equipes do Programa de Saúde Família (PSF) e da Associação acontece durante toda manhã do sábado (23).

Saiba mais…

O diabetes é o aumento do nível de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar presente nos alimentos e é usada pelas células do nosso corpo como principal fonte de energia. A utilização da glicose pelas células depende da presença de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente, aumentam os níveis de glicose no sangue, causando o diabetes. Se a pessoa sentir os sintomas da doença, como urinar excessivamente, aumento da sede e do apetite, perda de peso, visão embaçada e turva e infecções frequentes, principalmente na pele, ela deve procurar uma Unidade Básica da Saúde mais próxima de sua residência para realizar os exames e, assim, detectar a doença. O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento e o SUS oferece tratamento integral para as pessoas portadoras da doença.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.