Compartilhe:

a18ed199aefc128e573b238b4132e0c8-620x549

Os trotes são brincadeiras de mau gosto que atrapalham de várias maneiras e podem prejudicar o trabalho das pessoas. O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região está sendo vítima de muitos trotes, o que muitas vezes pode comprometer o serviço prestado para as pessoas que necessitam de atendimento. Dores de Campos e Barroso fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (CISRU) que possui 50 municípios consorciados.

 

Segundo o último levantamento realizado pelo CISRU, esta brincadeira já gerou aproximadamente 4 mil e 500 trotes de março de 2012 a maio de 2013 para o número do SAMU 192. De acordo com o Técnico de Enfermagem Plantonista do SAMU, José Luiz Campos, o trote hoje é um dos grandes problemas para o sistema que pode deixar de atender uma ocorrência real para atender uma falsa. Para ele, alguns trotes são perceptível, como palavrões, músicas e cantadas, mas existem muitas pessoas que passam as informações com muita precisão, sendo percebido apenas na hora que a ambulância chega ao local. “Os trotes congestionam as linhas telefônicas ainda desloca veículos de socorro a locais que não tem nada acontecendo deixando de atender a outros que realmente precisam”, afirma

 

O SAMU é responsável por realizar o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. Na região, as ligações realizadas para o número 192 caem naCentral de Regulação em Barbacena. José Luiz, afirma que é necessário passar as informações corretas e detalhadas, pois a ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente, pois pode orientar as pessoas a procurar um posto de saúde; designar uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. 

 

Você sabe quando chamar o SAMU?

O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência e poderá ser acionado pelo número 192 quando:

* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios 
* Em casos de Intoxicação exógena 
* Em caso de queimaduras graves 
* Na ocorrência de maus tratos 
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto 
* Em casos de tentativas de suicídio 
* Em crises hipertensivas 
* Quando houver acidentes/traumas com vítimas 
* Em casos de afogamentos 
* Em casos de choque elétrico 
* Em acidentes com produtos perigosos 
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.