Compartilhe:

Foto-0095

Passagem por vários pediatras da região durante meses, sintomas de irritação, dor ocular e olho lacrimejante. Estes eram alguns dos sintomas que a pequena Maria Eduarda, de quatro anos de idade, completados em julho passado, filha de Géssika Renata Trindade e Maicon Graciliano Vale, enfrentava até um e seis meses de vida quando foi diagnosticada com herpes ocular no olho esquerdo. E a descoberta da doença rara só aconteceu depois que os pais levaram a menina em uma clínica especializada em Belo Horizonte.

A dorense Maria Eduarda já fez diversos tipos de tratamento e frequenta regularmente um neuropediatra. Desde os dois anos e meio de idade, não enxerga do olho esquerdo, pois com o tempo a herpes corroeu o globo ocular. “Mas a minha filha não tem compreensão do fato. Achamos melhor não explicar agora e evitar problemas psicológicos”, explica a mãe, Géssika, que aproveita para esclarecer que a operação é o último recurso para que Maria volte a enxergar do olho esquerdo. Ela tem até os oito anos para poder realizar a operação. A menina está na fila de espera em todo Brasil por um transplante de córnea, no Centro Oftalmológico de Minas Gerais.
O valor da operação é de R$8 mil, mas somados os tratamentos do pós-operatório chega a um total de aproximadamente R$ 12 ou 13 mil. E a quantia já foi arrecadada através de amigos, da população, de campanhas e entidades de Dores de Campos. Agora a família aguarda ansiosa pelo transplante.
“Como mãe, às vezes tenho sentimento de culpa em relação a todo o sofrimento de minha filha, por não ter descoberto a doença antes. Mas o que conforta meu coração é poder ter feito de tudo o que estava ao meu alcance. A Maria frequentou os melhores médicos da região e especialistas que proporcionaram ótimos tratamentos para reverter o caso. Infelizmente não foi possível deter o avanço da doença e nossa última opção foi o transplante. Embora a cirurgia apresente riscos, pois o transplante é sempre algo muito delicado, estarei ao seu lado, pois ela é meu exemplo de vida, humildade, paciência e respeito. A Maria Eduarda é meu porto seguro”, finaliza a mãe.
 
A DOENÇA
 
 
A infecção é causada pelo vírus do herpes simples (HSV) do tipo 1, que se instala na raiz nervosa de forma latente e silenciosa, podendo surgir se exposto a fatores de risco como: viroses, baixa de imunidade, exposição excessiva ao sol, febre, traumas, estresse físico e emocional e etc. Podendo levar à perda progressiva da visão.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.