Compartilhe:
Aconteceu no último final de semana, entre os dias 26 e 29 de setembro, a Exposição Agropecuária e Artesanal de Barroso (ExpoBarroso). Grandes atrações fizeram parte da 30ª edição do evento, como os shows do grupo Raça Negra, da banda Nenhum de Nós e da dupla sertaneja João Lucas e Diogo.
Também fez parte da programação do evento o 1º Festival de Queijo com Cachaça, a Quechaça, que contou com degustação dos produtos, concurso de melhor queijo e cachaça, além da comercialização dos itens expostos. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Barroso, Rodrigo Graçano, a ideia do festival surgiu de uma necessidade do município. “A ideia do festival surgiu com o início das atividades do SIM (Serviço Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal), vimos que existem em Barroso muitas famílias que vivem desta produção. Assim também pensamos em fazer um evento que fosse realmente voltado para o agronegócio, visto que já existia na cidade uma crítica  que a exposição de Barroso não era de fato exposição de produtos rurais”, afirma.
O concurso para eleger o melhor produto foi divido nas categorias Cachaça, Queijo Minas e Queijo Mussarela. A Cachaça Bar-rosinha (Barroso) ficou em primeiro lugar, seguida por Pingo da Serra (Tiradentes) e Tropical (Tiradentes). No quesito Queijo Minas o vencedor foi José Antônio (Barroso), com Queijaria da Conquista (Tiradentes) e João Bosco de Souza (Bar-roso), em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A Mussarela Silveira (Tiradentes) foi eleita a melhor, com o segundo lugar para Raimundo Silva Pereira e o terceiro de Adel Rei Queijo (São João del Rei).
Rodrigo confirma que no próximo ano o Festival de Queijo com Cachaça irá fazer parte novamente da ExpoBarroso e fala sobre as esperanças do evento. “Nosso objetivo é transformar Barroso na cidade referencia em produção e comercialização de queijo e cachaça e por isso o evento tem a pretensão de ser um espaço para os produtores de toda a região e não apenas local. E quem sabe um dia deixemos de ser apenas a cidade do cimento e sejamos também a cidade do Queijo e da Cachaça”, diz.
 
TORNEIO LEITEIRO
 
No torneio leiteiro, que aconteceu durante a Exposição, a grande vencedora foi a novilha Lira, da raça holandesa, do criador Marcelo Estevam Carlos. O segundo lugar ficou com a vaca de raça holandesa Asa Branca, propriedade de Weslei José Cerqueira e na terceira colocação ficou Posada, novilha da raça holandesa, do criador José Trindade Cerqueira.
Outro diferencial este ano foi a entrada gratuita em todos os dias da ExpoBarroso, sendo cobrado apenas um quilo de alimento não perecível na troca pelo ingresso do show do Raça Negra, na quinta-feira (26). Segundo Rodrigo, a ideia da troca por alimentos surgiu da secretária de Planejamento Elizete Capelupe e foi imediatamente apoiada pela Prefeita Eika Oka de Melo (PP).
De acordo com  Rodrigo, em apenas um dia cerca de 10 toneladas foram arrecadadas. “O total arrecadado foi de cerca de 10 toneladas, os alimentos foram doados para o Centro Pastoral (CEPAS) e para o Lar Nossa Senhora de Fátima, que também se comprometeu em repassar uma parte para o Hospital Prefeito Macedo Couto”, conclui.
 
FAIDEC
 
O mês de setembro também foi modelo de solidariedade na Feira de Artesanato e Indústria de Dores de Campos (Faidec). A 23ª edição do evento, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de setembro, teve como principal atração o show da banda de rock Detonautas. Nos quatro dias da Faidec foram arrecadadas 11 toneladas e meia de alimentos, que foram doados para a Sociedade São Vicente de Paulo e Toca de Assis. Segundo balanço da Polícia Militar de Dores de Campos, aproximadamente 12 mil pessoas compareceram à Faidec no dia do show do Detonautas, no sábado (21).
 
As duas cidades deram exemplo ao permitir a entrada gratuita nos eventos cobrando apenas um quilo de alimento não perecível, que foi destinado a instituições dos próprios municípios. 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.