Compartilhe:

PASTA 1DSCF0125

Com o empenho de moradores e comerciantes do entorno da Ponte do Rosário, mais precisamente dos empresários conhecidos como Porão e Taquinho, a Prefeitura Municipal, em mais uma tentativa, conseguiu retirar debaixo da Ponte o senhor José Carlos Dias, de 46 anos.

Segundo fotos e vídeos feitos na manhã dessa terça-feira (26), o senhor estava em estado deplorável, vivendo na Ponte há alguns dias. José Carlos estava fazendo suas necessidades e se alimentando no mesmo local, ao lado de entulhos e muita sujeira. 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Barroso, que já estava ciente da situação, e já havia intervindo, foi acionado pela reportagem do Barroso EM DIA e agiram rapidamente. Há alguns dia o Creas já tinha conseguido contato com a família de José Carlos, porém, havia uma resistência por parte da mãe em receber de volta o filho.

Diante da situação, exposta aqui no Barroso EM DIA, onde mostrava que José não tinha contato com a família há 16 anos, o CREAS divulgou uma nota informando a população sobre o caso do senhor, que é natural de Santa Mariana, no Paraná, filho de Juliana Cândida Filho e José Dias Filho (falecido). 

PASTA 1DSCF0131

Confira trechos da nota que foi emitida ao Barroso EM DIA.

José não se encontrava em boas condições mentais e físicas, ocasião em que foi necessário o seu encaminhamento para o hospital da cidade de Barroso. Porém, o mesmo não aceitou se submeter ao tratamento, evadindo-se do local, permanecendo desaparecido por um dia. No dia seguinte foi encontrado e encaminhado para o abrigo noturno Sagrada Face do município de São João Del Rei, sendo que ali poderia permanecer até cinco dias.

No dia 07/08/2014 o Sr. José retornou à cidade de Barroso, quando no mesmo dia a equipe de abordagem social recebeu denúncia da sua presença. Referida equipe realizou abordagem mediante busca ativa ao senhor José na tentativa de persuadi-lo a se retirar do local em que se encontra, oferecendo-lhe estadia em hotel, e até mesmo em uma casa até que se encontrassem seus familiares. Este, porém, recusou-se terminantemente a abandonar o local onde se encontra, preferindo ali continuar. No dia 11/08/2014 os técnicos conseguiram localizar a mãe do Sr. José, a Sra. Juliana Cândida Dias, na cidade de Itatiba/SP.

A equipe entrou em contato com o CREAS desta cidade, mais precisamente com a coordenadora Fernanda, e esta de posse das informações da composição familiar do Sr. José, entrou em contato com a mãe. Porém, a genitora demonstrou resistência em recebê-lo, alegando que o mesmo possui certa confusão mental e é muito agressivo com os familiares. Importante ressaltar que a população vem auxiliando o senhor José, fornecendo-lhe alimentos e roupas. Ressalta-se que o trabalho do CREAS fica prejudicado devido a tantas facilidades que a população proporciona aos imigrantes/andarilhos, causando, desta forma, a resistência destes indivíduos em retornar para sua cidade natal e/ou à sua família de origem.

Por fim, na manhã dessa terça, ficou evidente, através dos moradores, as condições de saúde do senhor. Assim sendo, a Assistência Social, achou por melhor, com a ajuda dos moradores, retirar e encaminhar José para o hospital de Barroso.

Há informações que, através da família, que estaria providenciando documentos, o Creas, vai pedir a internação compulsória de José Carlos.

PASTA 1_MG_2943

 

PASTA 1DSCF0142

 

PASTA 1DSCF0117

Fotos: Porão.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.