Compartilhe:

carlos_heitor_cony_061113A 8ª edição do Festival de Literatura de São João del Rei e Tiradentes (FELIT) acontece entre os dias 2 e 6 de setembro no Teatro Municipal de São João del Rei e no Centro Cultural Yves Alves e homenageia o imortal da cadeira de nº 3 da Academia Brasileira de Letras, Carlos Heitor Cony. Confira a programação completa

De acordo com a Comissão Organizadora do FELIT, a homenagem à Cony tem em vista a representatividade do escritor na literatura brasileira. Além de romancista, ele é cronista, contista, autor novelas, documentários, roteiros para cinema, adaptações de clássicos e de narrativas infanto-juvenis.

Além da presença do homenageado, o FELIT terá como atrações, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que comandará a mesa internacional do evento, em um bate papo informal com a jornalista e também escritora Leila Ferreira sobre diálogo literário entre países de língua portuguesa”. Agualusa é um dos mais importantes escritores surgidos em Angola e já foi considerado um dos autores da nova literatura africana, tanto no romance, como no conto e poesia.

Pré Evento
Este ano, o FELIT realizou um pré-evento, dia 2 de setembro, no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei. O escritor Zuenir Ventura foi sabatinado por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Letras sobre a “a arte da escrita”.

Abertura
A abertura oficial, dia 3, no Teatro Municipal de São João del-Rei, às 19h, será marcada pelo conversa entre Carlos Heitor Cony e o curador do FELIT, jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, sobre a produção literária brasileira a partir da vida e da obra do autor homenageado, que terá grandes surpresas e a presença de grandes escritores e personalidades da vida cultural do país, como o autor da Lei Rouanet,  Sérgio Paulo Rouanet, entre outros.

Carlos Heitor Cony
Em sua estreia como romancista, ganhou por duas vezes consecutivas o Prêmio Manuel Antônio de Almeida (em 1957 e 1958) por “A verdade de cada dia” e “Tijolo de Segurança”.

Recebeu, também, duas vezes o Prêmio Jabuti por seus romances “Quase memória” / 1996, e “A casa do poeta trágico” / 1998, ambos também considerados pela Câmara Brasileira do Livro como “O melhor livro do ano”, nas datas de suas premiações. No exterior, durante o Salão do Livro em Paris / 1998, recebeu do governo francês a comenda da Ordre des Arts et des Lettres, no grau de chevalier.

Homenagens
Além do evento em si, Cony será homenageado também com o lançamento dos livros “Na beira da linha” e “As aventuras de Tom Sawyer em Tiradentes”. “Na beira da linha” é fruto da Oficina de Extensão de Formação de Jovens Autores do FELIT de autoria de 31 jovens, entre 13 e 15 anos de idade, do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de São João del-Rei. O livro foi inspirado na obra de Cony – Quase Memória, no qual ele trata de sua relação com o pai, em um resgate de lembranças. “Na beira da linha”, jovens autores buscam, no seu imaginário, lembranças e histórias ocorridas na Ferrovia Centro-Oeste de Minas, contadas por um bilheteiro.

Da mesma forma, “As aventuras de Tom Sawyer em Tiradentes”, de autoria de 18 crianças, entre 9 e 12 anos de idade, homenageia o Cony. A obra foi inspirada no livro adaptado por Cony do autor americano Mark Twain – As aventuras de Tom Sawyer. No imaginário delas, Tom Sawyer viveu aventuras também em Tiradentes. A partir daí, esses jovens autores mirins criaram suas próprias histórias e ilustrações. Tom Sawyer aprendeu algumas crendices, falou o linguajar mineiro, soube da mulher de branco, carregou andor em procissão e até ficou louco pela mexerica. Fica aqui um convite para a leitura desses dois livros.

Participam ainda da programação do festival os autores Raphael Dracon – romancista, roteirista e editor, hoje, estreando o novo selo fantasia da editora Rocco; Carolina Munhóz – jornalista e romancista, eleita melhor escritora jovem pelo Prêmio Jovem Brasileiro; Cristovão Tezza – romancista, Doutor em Literatura Brasileira, ele é professor de Linguística na Universidade Federal do Paraná, sendo considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes no ano de 2009; Leila Ferreira – jornalista e escritora, há dez anos atua como palestrante, entre outros.

Paralelamente às plenárias, o FELIT realiza também oficinas, feira de livros, exposições temáticas e intervenções poéticas em diversos espaços da cidade para crianças, jovens e adultos, além do 4º Circuito Gastronômico, casando a culinária com a literatura, este ano, com os restaurantes de São João del-Rei e de Tiradentes oferecendo um cardápio especial, inspirado na obra de Carlos Heitor Cony, autor homenageado na oitava edição do festival.

 

Informações do site Guia del Rei

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.