Compartilhe:

_MG_6430

Um Projeto de Lei aprovado em 28 de maio em Barroso pretende elaborar na cidade um plano de preservação de nascentes e cursos de rios. O prazo para a conclusão e apresentação do plano à Câmara é de 180 dias a partir de sua publicação, ou seja, até o final de novembro.

Segundo o PL, o Poder Executivo fica obrigado a elaborar o Plano Municipal de Estímulo à Recuperação e Preservação das Nascentes e Cursos de Água. Para elaboração do Plano Municipal deverão ser ouvidos os órgãos ambientais, a EMATER, os produtores rurais e suas associações ou cooperativas sediadas em Barroso.

Segundo o criador do projeto, vereador Fernando Terra (PP), o plano de preservação e recuperação é importante pelo caráter essencial da água para nossa existência. “Também é importante devido ao quadro ambiental preocupante que se verifica e que vem trazendo sérios prejuízos na disponibilidade de água de qualidade, inclusive no Município de Barroso, onde os córregos e rios encontram-se com capacidade reduzida e algumas nascentes e poços já secaram”, finaliza.

O Barroso EM DIA ouviu pessoas que moram as margens dos rios e convivem também com um velho problema. “Moro aqui do lado dessa Ponte (que liga o Bandeirantes ao Bedeschi) há muitos anos e acho que autoridades precisam agir rápido. Além da preservação, tem que olhar também as pessoas que vem aqui jogar lixo no rio. Essas pessoas deviam ser multadas. Isso não pode ficar assim”, declara o senhor que já viu inúmeras vezes pessoas do centro da cidade jogarem lixo dentro do rio. De acordo com o cidadão, que prefere não se identificar, não é de hoje que ele vê pessoas e até supermercados e açougues descartando lixo no rio.  

_MG_6442 _MG_6443 _MG_6445 _MG_6444 _MG_6447

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.