Compartilhe:

Depois de ser transferido para a Praça, abrir inscrições e ser adiado, o tradicional Festival da Canção de Barroso, o Festican, foi cancelado. A informação veio através de um comunicado enviado ao Barroso EM DIA nessa quinta-feira (26). 

O evento que inicialmente aconteceria entre os dias 17,18 e 19 de julho, no centro da cidade, dentro das festividades da Festa de Sant´Ana, como antecipou o Barroso EM DIA, não acontecerá este ano.

As informações da Secretaria de Cultura de Barroso, responsável pelo evento, dão conta de que as várias obras realizadas na cidade necessitam da contra-partida do município, cerca de R$1 milhão em investimentos, o que tornou prioridade dentro da gestão pública atual e levou ao cancelamento do evento.

O último ano que não aconteceu o Festican, foi o conturbado ano de 2009, quando a Prefeita Eika Oka de Melo (PP), assumiu a Prefeitura em março daquele ano. 

Essa seria a edição de número 31 do Festival da Canção e a grande novidade, além da mudança de local, do Parque de Exposições Júlio Oscar Pinto, Santa Maria, para o centro da cidade, seria um grande show para fechar o Festican. 

Confira na íntegra, o comunicado enviado ao Barroso EM DIA.

Nestes dois últimos meses e graças ao prestígio e credibilidade da Prefeita Eika, vários convênios foram viabilizados para o Município de Barroso cujos valores ultrapassam três milhões de reais em obras de importância ímpar e que irão beneficiar todos os cidadãos barrosenses. E, para que estes convênios fossem efetivados, foi necessário que o município disponibilizasse a contra-partida orçamentária e financeira para os projetos, caso contrário não seria possível a assinatura dos convênios.

Como os valores conseguidos pela Prefeita foram acima do esperado, foi preciso estabelecer prioridades: o que é mais importante para a população de Barroso? Certamente, a resposta foi a viabilização de serviços essenciais para a melhoria da qualidade de vida de todos. Então, foi necessário que as secretarias se unissem e disponibilizasse o orçamento. Cada uma abriu mão de alguma coisa. Afinal de contas, todas as obras são  prioridades absoluta para o município e a equipe da Prefeitura não mediu esforços para que todos os convênios e recursos  fossem assegurados.

No caso da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, foi preciso pensar muito e definir o que ficaria sem ser realizado, ou adiado e, após análise de custos por evento, o FESTICAN que consome o maior valor financeiro por parte do município, foi, a princípio, adiando.

Não quer dizer que o FESTICAN tem menos importância mas, é o que demanda mais investimento durante o Festival Cultural e Turístico de Barroso e, portanto, foi necessário que neste momento, o mesmo não acontecesse.

É preciso deixar claro que estas atitudes não significam que as contas do município estejam em desequilíbrio, é uma medida de precaução para aguardar a efetivação de toda receita prevista para este exercício.

Muitos certamente não gostarão da notícia e irão destilar suas críticas mais ferozes mas, temos certeza de que quando  as diversas obras estiverem acontecendo pela cidade, todos entenderão nosso posicionamento e, principalmente, o esforço da Prefeita Eika em viabilizar, de forma incansável, investimentos e serviços para a melhoria da qualidade de vida para os barrosenses.

 

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura

 

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.