Compartilhe:

Outra frente que o vereador Eduardo Pinto vem trabalhando na área da Educação é com relação à possibilidade de trazer a aplicação da prova do ENEM para Barroso em 2015, já que para este ano, as inscrições já foram feitas para as cidades vizinhas.

No primeiro contato com o Ministério da Educação, o vereador ressaltou a importância da aplicação das provas do ENEM na cidade, devido principalmente ao grande número de alunos que precisam se deslocar até cidades vizinhas. Além disso, a cidade poderia até receber alunos de cidades vizinhas como Dores de Campos e Prados.

A resposta enviada pelo Ministério em 5 de maio, foi a seguinte: “Informamos que a cada nova aplicação do Enem o Inep realiza estudos para aprimorar os procedimentos de aplicação e um desses estudos versa sobre a inclusão de municípios. Assim, foram considerados como critérios de inclusão de municípios: o número de inscritos do município, distância a ser percorrida pelos participantes até o município de prova, dificuldade de acesso até o município de prova, municípios que possivelmente atrairiam participantes de outros municípios devido sua localização geográfica, facilidade de deslocamento e etc.” 

De acordo com o vereador, enquanto MEC não se posiciona definitivamente, ele visitará diretores de escolas, de Barroso e Dores de Campos, que participam do ENEM para colher assinaturas para ser enviado um ofício para o Ministério. “Envolveremos também políticos federais com penetração em Barroso para nos ajudar a tentar este benefício para nossos estudantes” disse Eduardo Pinto.

Dudu

PROJETO DE LEI

O vereador Eduardo Pinto (PV) deu entrada na Câmara Municipal de Barroso com um importante Projeto de Lei (20/2014) que visa auxiliar estudantes barrosenses que sonham entrar na faculdade ou fazer um curso técnico.

A proposta do vereador cria o Programa “Mais Acesso à Educação”, que consiste em formas de orientação dos benefícios oferecidos pelos governos federal e estadual a estudantes para o ingressos no ensino superior, como ENEM, FIES, ProUni e SISU, e ensino técnico, como Pronatec. “Muitas pessoas deixam de cursar uma faculdade ou fazer um curso técnico por pura falta de informação. Muitos ainda não sabem os programas oferecidos pelo governo e nossa proposta visa melhorar isso” diz Eduardo.

O Programa criaria a figura do Agente Educacional, semelhante ao Agente de Saúde e Desenvolvimento, já existente no sistema do Executivo nas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. As funções do Agente Educacional orientar interessados em ingressar no ensino superior e técnico, além de visitar as escolas de Barroso mostrando aos alunos os benefícios oferecidos pelos governos. O Agente será designado pela Secretaria Municipal de Educação e deverá ter um lugar reservado para atender e orientar interessados.

“A ideia é que o Governo Municipal levando informação do que é ofertado pelos governos Federal e Estadual, o número de barrosenses em uma universidade ou cursando o ensino técnico possa aumentar cada vez mais” afirma o vereador.

 Informações da Assessoria de Comunicação do vereador Eduardo Pinto

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.