Compartilhe:

_MG_9463

O tão esperado médico de Cuba chegou para melhorar a saúde de Barroso. O cubano Juan Carlos Iglesias Calderin, de 47 anos, foi recepcionado pelo secretário de saúde, Luiz Moreira, o Luizinho, na manhã desta terça-feira (22), em Belo Horizonte.

Original da cidade de Artemisa, Juan Carlos tem 20 anos de profissão e veio para o Brasil através do programa “Mais Médicos” do Governo Federal. Durante um mês participou de um curso preparatório em Guarapari, no Espírito Santo, sendo Barroso a primeira cidade em que o médico irá assumir no país.

O cubano chegou a Barroso na tarde de terça-feira (22), sendo recebido pela Prefeita Eika Oka de Melo e funcionários da Prefeitura. “Tenho certeza que Juan Carlos irá fazer um bom trabalho aqui em Barroso, porque o conhecimento que nos temos desses médicos é excelente. Estou certa de que Barroso irá ganhar com isso e a população também. O novo médico veio reformar o time”, afirma a Prefeita.

Segundo o secretário de saúde, o médico deve atender no PSF do bairro Joaquim Gabriel de Souza, o Guede, que está precisando de atenção no momento, e chamou atenção para a medicina humanitária de Cuba. “O médico será um reforço na atenção primária na saúde e prevenção de doenças, que são especialidades da medicina cubana. Juan Carlos veio para somar forças com os médicos barrosenses, tem muito a aprender com ele e a ensinar, principalmente com relação a atenção básica a população”, conta.

Juan Carlos se diz muito animado para começar o trabalho e espera realizar um trabalho tanto médico, quanto social. “Tenho muito prazer em trabalhar com a população de Barroso. A expectativa é grande em ajudar os necessitados, com carinho, atenção e medicina. Espero ser capaz de tratar os pacientes e chegar a suas casas e corações”, afirma o cubano.

A estadia, alimentação e transporte do médico serão custeados pela Prefeitura, enquanto o salário é pago pelo Governo Federal. O médico começa a atuar na cidade tão logo todas as questões burocráticas sejam resolvidas. 

_MG_9466

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.