Compartilhe:

vacinação

Começou nessa segunda-feira (10) a vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV). A campanha está sendo realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece a vacina gratuitamente em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país.

De acordo com uma funcionária do Posto de Saúde do Centro de Barroso, 335 doses da vacina chegaram a cidade e foram distribuídas entre os postos do município. No primeiro dia de vacinação, na segunda-feira (10), as meninas foram vacinadas nas escolas, com autorização da família.

O número de vacinas recebidas em Barroso parece insuficiente para vacinar as pré-adolescentes barrosenses. Segundo o Censo Demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, a cidade tem 840 garotas com idade entre 10 e 14 anos, o que daria cerca de 500 meninas de 11 a 13, que são o foco da vacinação.

A vacina ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero, quarta maior causa de mortes de mulheres no Brasil, e deve ser recebida em três doses. A segunda deve ser tomada seis meses após a primeira e, a terceira, cinco anos depois da primeira. O objetivo da campanha é atingir pelo menos 80% do público alvo.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual. A vacina que está sendo aplicada protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero, que matou cerca de cinco mil brasileiras no ano passado.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.