Compartilhe:

_MG_6899
Foi inaugurada nesta sexta-feira (21) uma nova Fábrica de Biscoitos em Barroso, através do projeto Mãos na Massa. A cerimônia foi realizada na sede da fábrica, na Praça Gisela Coutinho, no Bairro da Praia e contou com degustação e comercialização dos projetos. O Mãos na Massa é formado por um grupo de mulheres dos bairros Praia e São José que se uniram para buscar uma melhoria da qualidade de vida e uma geração de renda alternativa para a família.

_MG_6925Além de fabricar biscoitos, a mais nova fabrica da cidade também fabrica sonhos. Segundo uma das participantes do projeto, Geralda Cristina, 53 anos, o Mãos na Massa formou uma família que tem o mesmo desejo. “Para mim o projeto Mãos na Massa foi muito importante, porque sou sozinha, sou de fora, e aqui nós somos um time, nós nos adotamos irmãs de coração. Hoje só não estou muito feliz porque tem uma colega nossa que está no CTI, a tesoureira do projeto. Mas estamos satisfeitas com a inauguração, porque todas nós temos um mesmo sonho. O projeto vai aumentar minha renda, melhorou minha auto-estima, eu estou muito feliz”, afirma.  

O projeto é uma iniciativa da Associação dos Moradores do Bairro São José, em parceria com a Holcim e o Instituto Holcim, Programa PorAmérica – promovido e co-financiado pela RedEAmérica, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. Conta também com a parceira da  Associação de Moradores da Praia, Associação Ortópolis Barroso, SENAC e  Prefeitura de Barroso.

Para o consultor de negócios do SENAC, Eduardo, o principal objetivo do SENAC, responsável pela capacitação técnica das participantes, é apoiar o trabalho dessas mulheres. “Na verdade o trabalho do SENAC é justamente tentar resgatar a dignidade dessas pessoas que passam por um momento de descréditos, e tentar capacitá-las e reinserir-las no mercado de trabalho. O projeto Mãos na Massa é uma prova disso. A gente acreditou no projeto, acredita na capacidade das pessoas e agora vem o retorno disso através do trabalho dessas mulheres”, diz.

 Segundo o supervisor de relações externas e gestor local do Instituto Holcim, Mauricio Ferreira, o melhor retorno é ver a luta e o sucesso dessas mulheres. “Nosso espírito é de suor, de trabalho, mas também de busca de um sonho, de realizar um desejo. E nada melhor do que você presenciar esse grupo de mulheres saindo de condições de expectadoras, de passividade. Essas mulheres levantaram e estão buscando um lugar ao sol”, finaliza o supervisor. 

Veja algumas fotos do evento:

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.