Compartilhe:

holcim

A expansão da Holcim em Barroso foi destaque em matéria publicada no jornal Diário do Comércio desta sexta-feira (21). Segundo o gerente do projeto pela Mendes Júnior, responsável pelos trabalhos, Eustáquio de Oliveira, as obras já estão 48% concluídas.

Ainda de acordo com Eustáquio, no momento, dois mil e 300 funcionários estariam trabalhando nos canteiros de obras, além de outros 300 trabalhadores indiretos. Em agosto, quando deve acontecer o pico das obras, o efetivo da Mendes Junior deve chegar a três mil trabalhadores diretos e 300 terceirizados.

O gerente do projeto afirma que as obras estão dentro do cronograma e que a primeira fase de produção, denominada Primeiro Cimento, deve acontecer a partir de dezembro deste ano. A segunda etapa, chamada de Primeiro Clínquer, a partir de abril de 2015.

Alguns pontos do projeto estão quase concluídos, como o pré-aquecedor (preheater), que deve chegar a 130 metros, já chegou a 110 metros de altura. A estrutura é onde a matéria-prima do cimento (calcário e argila) é pré-aquecida e transformada em uma espécie de farinha, que depois será convertida em clínquer, o principal componente do cimento.

A construção da TCLD, a primeira correia transportadora suspensa a grandes alturas, também está em fase avançada. Serão sete quilômetros de correia a serem percorridos pela matéria prima, a partir do britador primário, localizado na Mina Mata do Ribeirão, até o britador secundário, na Mina da Capoeira Grande.

A Holcim está investindo R$1,4 bilhão na expansão, que tem o objetivo de triplicar a produção de cimento na unidade de Barroso, passando de 1,2 milhão de toneladas por ano, para 3,6 milhões de toneladas anuais. A área construída passará de 34 para 100 mil metros quadrados. 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.