Compartilhe:

_MG_6830

Segundo o dicionário virtual Wikipédia, Slackline é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Mas de acordo com a linguagem da “galera” barrosense, Slackline, um esporte que nasceu nos anos 80, nos Estados Unidos, é também uma forma de reunir a turma, conversar e colocar o equilíbrio emocional em prática.

E é exatamente isso que uma “turma” vem fazendo em Barroso, ou seja, praticando o Slackline nas principais praças da cidade. “A gente começou com essa ideia há um mês mais ou menos. Vimos na internet, compramos a fita e começamos a nos divertir”, declara o Técnico em Radiologia, Westheley Sâmerson dos Santos, 23, morador do bairro do Rosário. 

Quase todos os dias é possível ver Westheley e sua turma praticando Slackline na praça Sant´Ana, no centro da cidade. “Se o tempo tiver bom estamos aqui, na rodoviária, na praça do Forninho, enfim, se anoitecer sem chuva corremos para nos equilibrar”, brinca o praticante do esporte, que acrescentou que hoje em Barroso, cerca de 20 a 30 pessoas, já estão praticando o esporte.

“Outro dia depois da missa da matriz a praça ficou lotada. As mães colocavam as crianças para brincar também, foi muito interessante ver a população aqui acompanhando”, diz.

O Slackline tem algumas variações, incluem “waterline” (slackline sobre água) e “highline” (slackline em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes), que proporciona uma sensação de adrenalina incrível. Também existem “trickline” (slackline somente para fazer manobras) e “longline” (slackline de distancia longa, normalmente acima de 40 metros), entre outras variações.

 O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. O esporte é muito comum em litorais e até virou febre nas praias do Rio de Janeiro em 2010.

Hoje em dia, a popularidade do esporte espalhou pelo Brasil inteiro. No Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente em Aparecida de Goiânia, existe até um Centro de Treinamento de Slackline, conhecido entre os praticantes como CT GO!. É o primeiro Centro de Treinamento de Slackline da América Latina, inaugurado em 12 de dezembro de 2012.

Portanto, se você anda meio “desequilibrado” a hora é essa. O endereço é praça Sant´Ana, no centro da cidade ou em qualquer praça que tenha espaço para a fita e um bom ambiente para um bate papo e encontro com a galera. Fica a dica.

Confira algumas fotos:

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.